Nesta quarta-feira (1º) acontecerá em Pelotas, a II Homenagem Mãe Iemanjá no Quadrado, às 20h30. A festividade é celebrada pelo Dia de Iemanjá, comemorado em 02 de fevereiro. O evento conta com programação conta com palavras das autoridades, chamada dos Babalorixás e Ialorixás, apresentação de dança e chamada dos Terreiros presentes no evento para formação da Corrente mediúnica. Estimativa de mais ou menos 2500 pessoas passando pelo local;
A organização do evento está sendo realizada através dos Amigos da Umbanda da Princesa do Sul e Página Povo Cigano, com apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio das Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, da Web Radio Fragata, do Programa Filhos de Umbanda, da Web Radio Miragem Pelotas, do 1º Regimento Médiuns Marciais Militares, do Ilê Axé Reino De Oxum Epandá & Xapanã Jubetei, do Projeto Orumalé Sagrado Pelotas, do Grupo Afropel Olodumaré e do Vereador Paulo Coitinho D’Ogum #PelasPessoasNuncaParamos.
_
Confira abaixo a programação:
01 - Barco Solidário de Iemanjá que estará no Mercado Central arrecadando materiais escolares das 10 às 18 horas.
02 - às 19:00hs saída da procissão do Mercado Central de Pelotas, percorrendo as ruas: Andrades neves, Lobo da Costa, Praça Cel. Pedro Osório, Xv de Novembro, rua Tiradentes, Garibaldi até Porto Pelotas, responsável Babalorixa Juliano Silva D’Oxum.
03 - Abertura Oficial Evento às 20:30 horas, Hino Nacional e Rio Grande do Sul.
04 - Palavra do Presidente da Câmara de Vereadores ou representante.
05 - Palavra do Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Vereador Paulo Coitinho D’Ogum.
06 – Palavra da Prefeita de Pelotas ou seu representante.
07 – Palavra do representante dos Amigos da Umbanda da Princesa do Sul.
08 – Prece de abertura do evento com uma explanação a Mãe Iemanjá a cargo da irmã Thais Ferreira D’Iemanjá.
09 – Chamada dos Babalorixás e Ialorixás para prestar homenagem Mãe Iemanjá e apresentação grupo Afropel Olodumaré com dança homenagem Mãe Iemanjá.
10 - Chamada dos Terreiros presentes no evento para formação da Corrente mediúnica com seus filhos de corrente, chamada dos irmãos coordenadores espirituais com Mãe Nice D’Oya Ceu. Vó Chinica do Cruzeiro e Mãe Alessandra D’Oxum da SEU. Cacique Tupynambá e Xinica da Encruzilhada com abertura oficial do evento, no comando do Atabaque Cristiano Gonçalves D’Oxalá e Gugu Alabe D’Bará Agelú.
11 - Início dos trabalhos com saudação aos Orixás e trabalhos espirituais na linha de Caboclos e Caboclas.
12 – Procissão de Mãe Iemanja no evento a cargo do Ilê Axé Reino De Oxum Epandá & Xapanã Jubetei e Projeto Orumalé Sagrado Pelotas
Voltar para Universitário