Foto: Rodrigo Chagas
Após três anos sem a tradicional Festa de Iemanjá em Pelotas, por causa da pandemia do coronavírus, o Balneário dos Prazeres voltou a receber, na noite do dia 1º de fevereiro, a procissão que marcou a 65ª edição das comemorações da rainha do mar. A comunidade umbandista se reuniu em frente à gruta de Iemanjá, declarada patrimônio cultural e religioso, no evento que contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas.
O ano só começa para grande parte da comunidade umbandista no dia de Festa de Iemanjá, que é considerada bem imaterial do Município. Para que a população pudesse desfrutar da melhor forma possível desse dia tão importante no calendário religioso, a Prefeitura organizou a logística do evento, para garantir conforto, tranquilidade, segurança e limpeza.
“A Prefeitura ajuda a Festa de Iemanjá, com dedicação, pois é um evento que tem um aspecto para além do religioso. É uma festa cultural, que tem sentido de memória e tradição. O encontro das santas, Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, nas águas, por exemplo, é algo extraordinário e muito nosso”, defendeu a gestora municipal.
Fotos: Rodrigo Chagas
Órgãos de segurança, como a Guarda Municipal com auxílio da Brigada Militar, e secretarias municipais, como de Trânsito, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Qualidade Ambiental, Saúde e Serviços Urbanos, se alinharam e se fizeram presentes nos festejos. Além disso, na Praça Aratiba, 36 espaços foram destinados a ambulantes para o comércio de alimentos.
Também prestigiaram o evento o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o vereador Rafael Dutra - Barriga (União Brasil), o diretor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior, o presidente da Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, Joabe Luis Bohns, os comandantes do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, coronel Cláudio Goggia, e da Guarda Municipal, Cíntia Aires, e o subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major Fábio Martinez.
A comemoração da 65ª Festa de Iemanjá segue nesta quinta-feira (2). Na data que antecedeu o feriado, a carreata com a imagem da rainha do mar saiu às 20h30 da sede da Federação Sul Riograndense de Umbanda e Cultos Afro Brasileiro em direção ao Laranjal, e passou por diversas ruas até chegar ao Chafariz da avenida Augusto Assumpção, onde a imagem partiu em procissão fluvial até o Balneário dos Prazeres.
Concomitantemente, acontece a 27ª Festa em Homenagem a Iemanjá organizada pela Associação Comunitária dos Moradores da Balsa e, inserida nos festejos católicos, ocorre a 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes na Colônia Z3.
Foto: Rodrigo Chagas
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Rodrigo Chagas
#iemanaja #festadeiemanja #religiao #patrimonio #carreata #rainhadomar
Voltar para Universitário