Blog

Universitário

Capa do blog: Prefeitura de Pelotas lança cadastro on-line para Auxílio Reconstrução

Prefeitura de Pelotas lança cadastro on-line para Auxílio Reconstrução

Populações que tiveram suas casas atingidas pela água no Laranjal e na Colônia Z3 podem se cadastrar para solicitar o benefício do governo federal


Após o anúncio de lançamento do Auxílio Reconstrução, benefício do governo federal direcionado às populações atingidas pelas enchentes, a Prefeitura de Pelotas articulou esquema de cadastro para os moradores do Pontal da Barra, da Colônia de Pescadores Z3 e dos balneários Valverde e Santo Antônio. Na tarde desta quinta-feira (23), o Município disponibilizou os links que contemplam as populações dessas regiões. À medida que as demais áreas atingidas forem delimitadas, novos links serão informados. O processo de cadastro presencial, para todas as comunidades atingidas pela água, que se enquadrem nos critérios, inicia-se na segunda-feira (27), das 8 às 17h, no auditório do Colégio Municipal Pelotense.

A coordenadora de Transparência e Controle Interno do Município, Tavane Krause, explica que, no momento, foram priorizadas as regiões mais afetadas pelo fenômeno climático.

“Disponibilizamos os formulários para coleta de dados, para fins de cadastramento para o Auxílio Reconstrução, abrangendo áreas da Colônia Z3, Laranjal, Valverde, Santo Antônio e Pontal, que foram as afetadas primeiro, caracterizando uma situação crítica e com extensão mais expressiva de pessoas atingidas. Sabemos que há algumas outras localidades, as quais estamos avaliando, por imagens e georreferenciamento, a fim de delimitar o alcance do avanço das águas. São casos pontuais, mas que merecem atenção igualmente e serão incluídos em próximo formulário”, explicou a gestora.

O método adotado pelo Município visa tornar o processo de cadastro mais ágil e eficiente. Além do virtual, que pode ser realizado pelo próprio cidadão, pelos links, o presencial continuará sendo realizado pelas equipes até quarta-feira (29). Por meio da possibilidade dos dois formatos, presencial e on-line, a iniciativa tem o objetivo de agilizar o recebimento dos recursos pelas populações contempladas no auxílio, que preencham os requisitos exigidos pelo governo federal.

No âmbito estadual, no que diz respeito aos auxílios Volta por Cima e SOS PIX RS, ainda não há previsão de liberação dos recursos para Pelotas, visto que os pagamentos seguem a ordem de priorização dos municípios mais afetados pelas enchentes. A cada semana, o cronograma deve ser atualizado pelo governo do Estado, informando os próximos lotes com os municípios contemplados.

Links para cadastro

Populações atingidas nas localidades do Pontal da Barra e nos balneários Valverde e Santo Antônio: https://forms.gle/uwbNnnTLqPQNfJjp9 

Populações atingidas na localidade da Colônia de Pescadores Z3: https://forms.gle/Z6hEQYe91k1CxTHa9 

Auxílio Reconstrução - Governo Federal

Valor: R$5,1 mil por família
Método de repasse: Depósito em conta da Caixa Federal
Faixa de renda: Todas as faixas orçamentárias atingidas pelas enchentes serão contempladas
Critério: Famílias desabrigadas ou desalojadas, que tiveram suas residências atingidas pela água

Os beneficiários que possuem conta junto à Caixa Econômica Federal receberão os valores diretamente em suas contas. O cidadão contemplado com o auxílio, que não dispuser de conta junto à instituição bancária, terá uma conta poupança aberta, automaticamente, que poderá ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.

A partir do dia 27, o contemplado responsável pelo grupo familiar poderá acessar a plataforma do Governo Federal e acompanhar o processo de recebimentos dos recursos por meio do link: https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao

Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Gustavo Vara

arrow_back_ios Voltar para Universitário