Um ato realizado em frente à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, na noite de quinta-feira (16), marcou a entrega da obra de restauro da Torre Sul do prédio, considerado importante patrimônio religioso, artístico e cultural de Pelotas. A prefeita Paula Mascarenhas esteve presente na cerimônia, que marca mais um passo da restauração da igreja tombada pelos institutos do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentro do Conjunto Histórico da cidade.
O projeto da obra foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio integral da Josapar, no valor total de R$ 660 mil, e foi articulado pela Comissão de Restauro da Catedral São Francisco de Paula. A gestora municipal ressaltou a importância desse processo integrar tantas mãos talentosas e dedicadas, em uma união de esforços pela Igreja Matriz de Pelotas. Durante o evento, ocorreu uma mostra de trabalhos dos alunos da Educação Patrimonial, oriundos de diferentes escolas.
“Estamos promovendo uma educação patrimonial em Pelotas, vivendo uma cultura comunitária e espalhando a importância da preservação do patrimônio. Temos uma cidade que é patrimônio cultural e temos um povo que sabe disso. A Catedral é patrimônio de todos nós, e devemos saber cuidar bem dela”, defendeu a chefe do Executivo pelotense.
A entrega da Torre Sul foi finalizada de forma simbólica com o laço sendo cortado pela prefeita, ao lado do diretor do IPHAE, Renato Savoldi, do pároco da Catedral, padre Luiz Boari, e o Arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann.
O projeto de restauro da estrutura foi realizado pela arquiteta e urbanista Simone Neutzling e sua equipe especializada da Perene Patrimônio Cultural.
Também estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Silva, e o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo.
_
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Michel Corvello
#catedral #restauro #obra #patrimonio #torre
Voltar para Universitário