Em parceria com diversas instituições, a Prefeitura preparou uma programação para este mês, para conscientização da população sobre as violências contra a mulher, com destaque para a violência psicológica. As atividades começam nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e seguem até o dia 31. Serão realizadas palestras, blitz, rodas de conversa, oficinas e outros eventos.
O mês terá como tema “Não tire o batom vermelho”, com o objetivo de incentivar a autonomia, a autoestima e o empoderamento feminino, e levar o debate sobre a questão da violência psicológica ao público em geral.
Terça-feira (8) às 10h – Blitz Lilás com a distribuição da cartilha “Você não está sozinha” e do Violentômetro, no Mercado Central, com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Outras blitz serão agendadas durante o mês.
Terça-feira (8) – Feira do Artesanato na Rua, no Largo do Mercado, organizada pela Secretaria de Cultura.
Uma parceria com o Senac vai oferecer cuidados a mulheres de diversos segmentos e orientações sobre autocuidado.
Quarta-feira (9) – Mulheres atendidas na Casa Luciety receberão os cuidados
Quarta-feira (16) – Mulheres atendidas no Centro de Referência da Mulher irão ao Senac para participar
Quarta-feira (23) – Técnicas do Centro de Referência da Mulher irão ao Senac serão beneficiadas
A Guarda Municipal participará de um curso de capacitação intitulado “Atuação no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – um diálogo necessário”, dividido em cinco dias, das 8h30min às 17h30min. O evento será na sede da SSP, na Estação Rodoviária, 3º andar. A capacitação será dividida:
Dia 9 – Aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha e aplicação, com abertura feita pela prefeita Paula Mascarenhas;
Dia 10 – Empoderamento Feminino;
Dia 11 – A violência doméstica, feminicídios, estatísticas, direitos humanos e atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no âmbito municipal;
Dia 16 – Entendendo a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, baseada em gênero e atitudes sociais;
Dia 17 – Aula prática, com visitas, com a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar.
Enfrentamento – 3ª edição do projeto Enfrentamento, que realiza cursos e oficinas que qualificam mulheres em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, sempre das 13h30min às 17h30min.
As oficinas serão realizadas na Secretaria de Cultura, na praça Coronel Pedro Osório, 2, sala 1. Confira:
Dia 14 – Círculo da paz;
Dia 15 – Oficina de Artesanato;
Dia 16 – Tarde de autocuidado, em parceria com o Senac;
Dia 17 – Oficina de Aromatizadores;
Dia 18 às 13h30min – Oficina de Crochê
Dia 18 às 16h30min – Sarau com a exposição de fotos com o tema “Não tire o Batom Vermelho”, na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal.
Entre dos dias 21 e 23, serão realizados Círculos da Paz para meninas em seus territórios de moradia.
Dia 24 às 10h, haverá o workshop “Não tire o Batom Vermelho”, sobre violência psicológica, no Pelotas Parque Tecnológico, à avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal. Serão abertas inscrições para o público, com vagas limitadas.
Palestra de Isis Nonticuri, com mediação de Manoela Rodrigues e Paola Fernandes.
Dia 28, às 10h, haverá uma roda de conversa sobre os tipos de violência contra as mulheres, na Casa Luciety, com entrega da cartilha “Você não está sozinha”e do Violentômetro.
Dia 31, das 8 às 12h e das 14 às 17h, o Parque Tecnológico receberá o seminário sobre ‘Prevenção à Violência Contra a Mulher’, para a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e parceiros.
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: S Metal
#violencia #mulher #conscientizacao
Voltar para Universitário