Domingo (22), a programação do Maio Amarelo – movimento mundial que dedica o mês à conscientização sobre a responsabilidade no trânsito – conta com um dos seus pontos altos: o passeio ciclístico de 11 quilômetros, organizado pela Prefeitura e Pedal Dominguera, com apoio da Sweet Bike, JL Casarin, Ecosul, Sest Senat e Polícia Rodoviária Federal, a partir das 9h e término às 11h, com sorteio de uma bicicleta e distribuição de brindes.
As inscrições são recebidas na Sweet Bikes e JL Casarin, mediante doação, pelo participante, de alimento não perecível, para distribuição posterior a quem necessita.
“O Maio Amarelo, em Pelotas, tem se caracterizado por expressivas ações de conscientização. Temos promovido blitz educativas, com distribuição de material informativo, atividades direcionadas a categorias específicas, que estão envolvidas no trânsito, palestras, teatro e outras iniciativas voltadas à população, com intuito de reforçar o tema Juntos Salvamos Vidas, que marca o mês em todo o mundo. O propósito está voltado para evitar acidentes e mortes”, enfatiza o secretário de Transporte e trânsito, Flávio Al-Alam.
A pedalada do Maio Amarelo está com a largada marcada para as 9h deste domingo, da frente da loja Sweet Bike, na avenida Fernando Osório, por onde os participantes seguirão pela ciclofaixa até a rótula com a avenida Salgado Filho, ingressando naquela via, seguindo pela ciclovia até a avenida República do Líbano.
Os ciclistas seguirão pela República do Líbano até o retorno no antigo Pois Pois, onde dobrarão à esquerda e prosseguirão pela avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira até a Bento Gonçalves.
Chegando na avenida Bento Gonçalves, os participantes do passeio dobrarão à direita, seguindo até o Altar da Pátria, onde haverá parada para fotos.
Na sequência, acessarão a rua Andrade Neves, pela qual prosseguirão até a Voluntários da Pátria, dobrando à esquerda, seguindo até a Padre Anchieta, por onde continuarão até a praça Coronel Pedro Osório, ingressando na ciclofaixa da rua Marechal Floriano, percorrendo-a até chegar na Santos Dumont, que será percurso de volta à avenida Bento Gonçalves, onde dobrarão à direita e seguirão pelo canto esquerdo da via até o canteiro central em frente à loja JL Casarin, ponto de chegada, às 11h.
O projeto Ruas de Lazer, desenvolvido pela parceria entre Prefeitura e Universidade Federal de Pelotas, que leva múltiplas atividades a espaços abertos, proporcionando a integração da comunidade, contará com programações do Maio Amarelo no domingo (22), das 9 às 18h, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre avenida Bento Gonçalves e rua Barão de Butuí, na pista sentido bairro/Centro. A segunda edição do evento seria realizada no domingo passado (15), mas foi transferida para o próximo, devido à instabilidade do tempo.
Entre as atividades previstas para o Maio Amarelo, no projeto Ruas de Lazer, constam a Escolinha de Trânsito do Município, exposição de carros antigos, BikePel, com empréstimo de bicicletas para utilização durante o evento, Sest Senat e peça de teatro, no palco principal, intitulada A Revolta do Sinalzinho Vermelho.
A semana contou com diversas atividades na programação do Maio Amarelo, com destaque para fiscalização de vans escolares, desenvolvida pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), na manhã de terça-feira (17) na frente do Colégio Municipal Pelotense.
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Divulgação/BR Ciclismo
#ciclismo #ciclofaixa #corridaciclistico #maioamarelo
Voltar para Universitário