A Famurs, através da Área Técnica de Turismo, reuniu secretários e gestores municipais para debater os impactos e medidas emergenciais de socorro às demandas dos municípios gaúchos em relação ao turismo. Após reunião realizada na última quarta-feira (15/05), a Famurs e o Conselho dos Dirigentes Municipais de Turismo (Coditur/RS) elaboraram uma lista com as principais solicitações relacionadas ao setor, tendo em vista os impactos das enchentes que atingiram pouco mais de 90% de todo o RS.
“Nossas áreas técnicas têm realizado um trabalho muito importante de entender qual a demanda, o impacto e as necessidades que cada setor tem e terá a partir dessa catástrofe que atingiu praticamente todo o RS”, explicou o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. “Essa série de reivindicações do Turismo traz pautas que estão sendo tratadas desde o início pela Famurs, sendo que algumas já estão sendo atendidas, como o apoio financeiro às famílias atingidas”, relatou.
Para o governo federal, foram listadas 23 reivindicações, entre elas considerar elegível para recebimento de recursos tanto municípios em calamidade quanto em situação de emergência; liberação de recursos já previstos em programas federais; disponibilidade de linhas de crédito para recuperação de empreendimentos; aprovação com urgência da lei que cria a Política Nacional de Turismo Rural, entre outros.
As solicitações, de cunho estadual, são 17 ao todo. Entre os pedidos, a liberação de recursos para contratação de horas-máquina, para recuperação de estradas vicinais, pontes e bueiros; recursos para reconstrução da infraestrutura e logística de transporte; prorrogação imediata de todas as operações de crédito, de custeio e de investimento de empreendimentos atingidos; ampliação da promoção do marketing do turismo gaúcho; ampliação da campanha que incentiva a compra do produto gaúcho, em parceria com entidades representativas da indústria, do comércio e do agronegócio, entre outros pontos.
As solicitações do setor de Turismo serão oficializadas e entregues ao governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do RS (Setur), e ao governo federal, através do Ministério do Turismo (MTur), do Ministério da Cultura (MinC) e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Na próxima semana, o presidente Luciano Orsi e o coordenador de Turismo da Famurs, Mário Nascimento, estarão em Brasília, participando da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, oportunidade em que farão a entrega do ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Confira na íntegra as solicitações elencadas pela Famurs e pelo Coditur/RS:
https://famurs.com.br/noticia/3598
arrow_back_ios
Voltar para Notícias