Blog

Notícias

Capa do blog: Último concerto do Festival do Sesc deve reunir 6 mil pessoas

Último concerto do Festival do Sesc deve reunir 6 mil pessoas

Apresentação final acontece nesta sexta (31) no Largo do Mercado, às 20h30, com repertório erudito popular


Em torno de seis mil pessoas são esperadas, no início da noite desta sexta-feira (31), para o concerto de encerramento do Festival Internacional Sesc de Música, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central) – mesma estimativa dos anos anteriores, quando a população toma o largo do Centro Histórico de Pelotas. A última das 63 apresentações previstas na programação do evento de 12 dias será, mais uma vez, com a Orquestra Sinfônica Acadêmica, formada pelos estudantes participantes do Festival, junto ao coral da Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMPM), em um repertório composto de música erudita popular. O espetáculo começa às 20h30. 

Responsável pela regência do Concerto final em todas as 13 edições, Evandro Matté também decide o repertório, que costuma priorizar peças clássicas populares – o que envolve e emociona o público – e, ao mesmo tempo, com um alto grau de dificuldade, para demonstrar a dedicação e qualidade técnica dos jovens músicos. O programa terá peças de Borodin, Verdi, Tchaikovsky, Ravel e o brasileiro Ernani Aguiar, transitando entre o drama, a elegância e a exuberância. Natural de Caxias do Sul, Matté é maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP). 

Composto por mais de 70 pessoas, o coral da SPMPM fez sete ensaios, sob a regência do maestro Sérgio Sisto. Irão acompanhar a Orquestra nas peças: Coro dos Ferreiros, da ópera Il Trovatore, de Giuseppe Verdi; Freudig Begrüssen, da ópera Tannhäuser, de Richard Wagner; e Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Jader Moreci Teixeira (Leonardo), do cancioneiro gaúcho.   

A estrutura do palco começou a ser montada na segunda-feira (27). Serão disponibilizados mil assentos, por isso a organização orienta a plateia a levar cadeiras de praia para assegurar o conforto durante a apresentação. O espetáculo terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras.

arrow_back_ios Voltar para Notícias