Com o encerramento da primeira etapa do projeto Iconicidades, do governo do Estado, na segunda-feira (2), já estão definidos os municípios inscritos. Pelotas e outras dez cidades vão concorrer ao financiamento do projeto executivo local que mais atender à proposta da iniciativa estadual.
A Prefeitura de Pelotas submeteu ao concurso a parceria com a Fecomércio/RS, para restauração de um prédio bastante representativo no conjunto arquitetônico do Centro Histórico: a edificação localizada na esquina da praça Coronel Pedro Osório, em diagonal ao Paço Municipal, onde funcionou, por muitos anos, a Secretaria de Finanças e, antigamente, agência do Banco do Brasil. No local, será instalada a Escola de Gastronomia do Senac e um memorial do doce de Pelotas.
Próximas etapas
O próximo passo será a análise das inscrições, por uma comissão técnica formada por servidores de diferentes secretarias e repartições estaduais, além de representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo gaúcho. Cinco propostas devem passar à fase seguinte, constituída de concursos públicos voltados a arquitetos de todo o país para a criação de planos de revitalização referentes ao que cada município pretende. As melhores ideias para cada espaço serão premiadas com valores entre R$ 10 e 20 mil, além de contrato para desenvolvimento do projeto executivo para o primeiro colocado. O Estado arcará com os custos desses projetos e os entregará aos municípios.
Confira quais municípios e projetos estão concorrendo:
Pelotas – antiga sede do Banco do Brasil/Centro de Gastronomia Senac
Bento Gonçalves – praça Centenário
Cachoeirinha – complexo cultural Casa de Cultura
Caxias do Sul – Centro Municipal de Cultura Doutor Henrique Ordovás Filho
Erechim – Centro de Belas Artes
Novo Hamburgo – Salão Schimitt-Streb/Conservatório Municipal de Música
Porto Alegre – Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
Rio Grande – Molhes da Barra
Santa Maria – Clube dos Ferroviários
São Leopoldo – Casa da Feitoria/Museu do Imigrante
Uruguaiana – orla do rio Uruguai/ponte internacional
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Foto: Elton Vergara Nunes
#projeto #iconicidades #restauro
Voltar para Notícias