Blog

Notícias

Capa do blog: Pelotas tem projetos para ampliar malha cicloviária em 2022

Pelotas tem projetos para ampliar malha cicloviária em 2022

Cidade está preparada para o transporte alternativo e conta com a maior extensão de ciclovias e ciclofaixas em todo o Estado


Pelotas chega ao fim de 2021 na liderança, entre os municípios gaúchos, de infraestrutura própria para o deslocamento de ciclistas. Cerca de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas compõem o mapa cicloviário da cidade, com traçados concluídos, projetos em andamento e perspectivas de ampliação para 2022. A Prefeitura prioriza o transporte alternativo e considera que os investimentos no setor estimulam o uso da bicicleta como meio de deslocamento. 

O Município conta com milhares de estudantes e de trabalhadores que fazem da bicicleta o principal meio de transporte, além dos que a utilizam para a saúde, lazer, passeios ou esporte. Nos últimos anos, a malha cicloviária da cidade deu um salto de pouco mais de 11 quilômetros para cerca de 60 quilômetros, comprovando a prioridade dada a projetos de infraestrutura nesta área.

“A Prefeitura de Pelotas adota, como política de governo, uma melhor mobilidade urbana, que vai além dos transportes tradicionais em veículos automotores. Foi implementada uma agressiva metodologia de construção de ciclovias e ciclofaixas na cidade, o que faz com que Pelotas seja, proporcionalmente, o município que mais se destaca no Estado. Contamos com uma malha de aproximadamente 60 quilômetros, que deverão ser ultrapassados em 2022”, observa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, cuja pasta tem a responsabilidade da elaboração e acompanhamento técnico dos projetos em execução.

Perspectivas para 2022

Três projetos para ampliar a estrutura cicloviária da cidade são priorizados para 2022, beneficiando os bairros Três Vendas, Areal e Laranjal. Os recursos para execução terão origem em financiamento.

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento e Gestão, estão elencadas obras no trecho final da avenida Fernando Osório (Três Vendas), na avenida Ferreira Viana, entre o entroncamento com a Juscelino Kubitschek de Oliveira e a sede do Foro (Areal), e na avenida Adolfo Fetter, do posto de combustíveis até a terceira entrada da praia (Laranjal). “Os três trechos somam, aproximadamente, dois quilômetros de extensão”, informa Ramalho.

Impacto da estrutura no trânsito

O sistema cicloviário tem recebido da Prefeitura uma atenção muito grande nos últimos anos. O maior desafio para o Poder Público, além de construir novas infraestruturas, é manter o padrão das ciclovias e ciclofaixas. Por isso, há intenção da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) de estruturar um departamento específico para cuidar da manutenção da malha cicloviária, tanto da sinalização, como pavimentação, cruzamentos simples ou mais complexos. É gratificante ver que a população tem utilizado, de modo expressivo, os percursos existentes e disponíveis”, salienta o secretário Flávio Al-Alam.

Para a STT, o sistema cicloviário garante mais segurança aos usuários de bicicleta e aos próprios condutores de veículos. As vias com espaços à parte para automotores e bicicletas registram tráfego mais organizado. 

Al-Alam destaca que Pelotas ainda conta com o BikePel – sistema de bicicletas comprtilhadas que estimula o uso tanto para o trabalho como para o lazer. “Além disso, a STT tem o setor de Educação para o Trâansito que, sistematicamente, junto com os agentes, participa de programações que envolvam bicicletas. As equipes prestam orientação, fiscalização e suporte a eventos e ao uso diário do meio de locomoção. Ciclofaixas e ciclovias estão inseridas nas atividades diárias da Secretaria.”

Em construção

Nesta semana, teve início a construção de mais uma ciclofaixa. A rua Doutor Amarante, entre a rua Marcílio Dias e a avenida Domingos de Almeida, já está em obras. Serão beneficiados os usuários que vierem do Fragata e das Três Vendas, em direção ao Areal e Laranjal. O novo investimento do Município deverá ser concluído ainda no primeiro trimestre de 2022.

_

Para mais informações referentes as ciclofaixas já existentes, acesso o site oficial da Prefeitura de Pelotas

Imagem: SGCMU Prefeitura de Pelotas

#ciclofaixa #bicicleta #transito #projeto

arrow_back_ios Voltar para Notícias