Blog

Notícias

Capa do blog: 12ª Feira da Uva comercializa mais de 5,4 mil quilos da fruta

12ª Feira da Uva comercializa mais de 5,4 mil quilos da fruta

Vendas da safra 2022, nas bancas do Centro e bairros, superam as do ano passado em mais de uma tonelada


Prefeitura, produtores e apoiadores da 12ª Feira Municipal da Uva encerraram os cálculos de comercialização das variedades da fruta referentes à safra deste ano. Entre a banca do Largo do Mercado e os pontos instalados nos bairros, foram vendidos 5.445 quilos dos dias 4 a 23 de fevereiro. No ano passado, a 11ª edição comercializou 4.322 quilos de uvas, uma diferença de 1.113 quilos se comparado com este ano.

Pelotas atingiu alto nível de qualidade da uva produzida. As condições climáticas garantiram aumento da produtividade e intensificaram o sabor doce das variedades da fruta, repercutindo na grande aceitação do público, que não deixou de procurar a venda direta do produtor na Feira Municipal”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

A zona rural de Pelotas conta com 50 hectares de terras cultivados com parreirais e são 56 produtores especializados, que utilizam recursos da tecnologia avançada nos pomares. As variedades locais são Niágara rosa e branca, Isabel e Bordô.

Seidel prevê a retomada do potencial produtivo do final dos anos de 1800 e início dos de 1900 – época que o Município contava com grandes vinícolas. O secretário justifica salientando que é crescente a produção de vinhos de mesa em agroindústrias em funcionamento, e agrega a projeção de novas que estão em fase de implantação. As uvas da colônia de Pelotas têm mercado local e regional nas feiras, nos supermercados, fruteiras, pequenos comércios e Ceasa.

A 12ª Feira Municipal da Uva transcorreu sob organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com apoio da Universidade Federal, Embrapa, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Além das 5,4 toneladas de uvas, foram comercializadas 355 cucas preparadas por agricultora que atuou na Feira.

Na zona rural, a concentração da produção destacou-se no 7º e no 8º distrito (Quilombo e Rincão da Cruz respectivamente). As colônias Maciel e São Manoel (8º) e Santo Antônio e Vila Nova (7º) têm as maiores áreas de cultivo.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Gustavo Vara

#uva #feira #comercio #fruta

arrow_back_ios Voltar para Notícias