Esta semana foi de muito artesanato na Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), em tradicional parceria do Município com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS). De segunda (4) a quinta-feira (7), 12 usuárias da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Prefeitura e produtoras rurais aprenderam a fazer arte em porongo. O curso foi supervisionado pelo técnico em Educação do Senar/RS, Leandro Lampe.
Inicialmente, o grupo higienizou os porongos ou cabaças. Após, foram ensinadas técnicas de pintura e o uso de acessórios como massa de biscuit, tecidos e miçangas. Cada peça pode ser usada como decoração ou ter utilidades concretas, como porta-ovos, bomboniere, porta-trecos, guirlanda, coelho para ovos de páscoa, cachepôs ou casinha para passarinhos.
A instrutora do Senar, Rosana Martins de Castro, diz que a Retrate é um lugar para desenvolver habilidades de extrema necessidade para a saúde mental por meio da arte, que oferece um resultado terapêutico, além da geração de renda.
Eronita Ribeiro comenta que o curso foi ótimo. “Incentivou-me a voltar a produzir em casa e dizer que sou capaz de fazer coisas lindas e úteis”, afirma a aluna. Luciane Feijó avalia que aprendeu a fazer coisas simples com um belo resultado. “Adorei a experiência”, garante, enquanto Rafaela Cardoso conta que nunca tinha trabalhado com porongo e aprendeu as técnicas que superaram suas expectativas.
Os cursos promovidos pelo Retrate em parceria com o Senar são voltados a produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial, com o objetivo de profissionalizar e capacitar os participantes, como parte do tratamento e como forma de geração de trabalho e renda. Quando sobram vagas, a comunidade em geral é convidada a participar. Para solicitar a inclusão, basta entrar em contato com a equipe, no local ou pelo WhatsApp (53) 98105-4131.
Na sede do Retrate, à rua Félix da Cunha, 564, onde são ministrados os cursos, também são comercializadas as peças produzidas pelos usuários. Outras informações sobre as aulas e a comercialização de artesanato podem ser obtidas no local ou pelo WhatsApp.
* De 30/5 a 3/6 – pintura em tecidos
* De 20 a 24/6 – macramê
* De 15 a 18/8 – bonecos de pano
* 31/8 a 3/9 – patchwork
* De 12 a 14/9 – panificação caseira
* De 3 a 7/10 – confecção em lã crua
* Dias 3 e 4/11 – tortas e docinhos
* Dias 8 e 9/12 – transformação caseira e derivados de soja
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Michel Corvello
#artesanato #curso #inclusao #senar #retrate #porongo
Voltar para Notícias