Na manhã de terça-feira (12), equipe da Prefeitura esteve no Quilombo Cerrito Alegre, localizado no 3° distrito de Pelotas, para orientar os artesãos quilombolas no preenchimento do formulário para pleitear o Auxílio Emergencial Gaúcho dos Trabalhadores da Cultura de Pelotas, uma vez que se aproxima a data-limite do Convênio com a Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) que viabiliza o benefício.
Seis quilombolas da localidade se enquadram no segmento de Saberes, Fazeres e Ofícios Culturais e irão pleitear o Auxílio Emergencial Gaúcho. A Secretaria de Cultura (Secult) reuniu a documentação necessária para a inscrição, conforme descrito no Edital 003/2021 de Chamamento Público. Os contemplados irão receber parcela única no valor de R$ 800,00.
Acompanharam a atividade o titular da Secult, Paulo Pedrozo, os servidores Jéssica Dias, Angelita Martins e Andréia Bartel, integrantes da Diretoria de Manifestações Populares.
O Quilombo Cerrito Alegre foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Palmares, sendo tombado em nível federal.
Resultante de coinvestimento entre a Prefeitura de Pelotas e o Estado, por meio da Sedac, o Auxílio Emergencial visa contemplar agentes que não tiveram acesso a nenhum recurso durante a pandemia do coronavírus, até conseguir o retorno a suas atividades.
Ao todo, 825 trabalhadores da cultura podem ser contemplados com o Auxílio em Pelotas. As inscrições continuam abertas, até que todas as vagas sejam preenchidas ou o Convênio com a Sedac seja encerrado.
Os recursos orçamentários que suportarão o Auxílio estão limitados ao montante de R$ 660 mil, oriundo da rubrica Projeto/Atividade 13.392.0102.2116.00 – Cidadania Cultural, fonte 001 e 3524.
São considerados trabalhadores da cultura de Pelotas, para efeitos desse edital, todas as pessoas que exerçam atividades profissionais nas seguintes áreas e segmentos da cultura:
I – Artes Cênicas (Circo, Dança, Mímica, Ópera, Teatro e congêneres);
II – Artes Visuais (Artes Plásticas, Design Gráfico, Fotografia, Artes Gráficas, Arte Digital, Cerâmica, Pintura e congêneres);
III – Audiovisual (Cinema, Vídeo, Captação, Direção, Edição, Pós-produção e congêneres);
IV – Comunicação Cultural (Jornal, Rádio, TV, Mídias Sociais, Conteúdos Digitais, e congêneres);
V – Culturas Populares e Tradicionais (Arte de Rua, Capoeira, Carnaval, Folclore e congêneres);
VI – Indústria Criativa (Gastronomia, Moda, Arquitetura, Design, Jogos Eletrônicos, e Novas Mídias e congêneres);
VII – Literatura (Autores, Bibliotecas, Cartoon, Ilustração, Leitura, Livro, Editoração, Revistas, Catálogos, Sebos, Crítica Literária, Feiras independentes, Salas de Leitura e afins);
VIII – Memória e Patrimônio (Acervo, Pesquisa, Museu, Patrimônio Cultural Material, Imaterial, Natural e Paisagístico e suas inúmeras atividades afins);
IX – Música (Musicistas, Acervos, Instituições e Sociedades Musicais);
X - Produção, Gestão Cultural e Técnicos (Iluminação, Sonorização, Cenografia, dentre outros);
XI – Saberes, Fazeres e Ofícios Culturais (Agricultura Familiar Tradicional, Arte Doceira Tradicional, Arte Sopapo, Artesanato, Mestres Griôs, Mestres e Mestras Populares, Luthieria, Restauração, Rodeio Crioulo, dentre outros ofícios).
O Edital de Chamamento Público 003/2021 foi publicado em 3 de novembro, pela Administração Municipal, a partir do Convênio Sedac 34/2021, em atendimento ao Decreto do Rio Grande do Sul 55.967 de 30 de junho de 2021 e ao Decreto Municipal 6.482/2021, para auxílio emergencial dos trabalhadores da cultura de Pelotas, em decorrência dos impactos sociais e econômicos gerados em toda a cadeia produtiva da indústria criativa e cultural do município, ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.
Todos os editais sobre o assunto estão disponíveis na página da Prefeitura – Cultura (aba superior) – Editais (pelotas.com.br/cultura/editais).
Para mais informações, entrar em contato com a Secult pelo telefone (53) 3225-8355 (ramal 206) ou pelo e-mail aegt.culturapelotas@gmail.com.
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Secult Pelotas
#quilombo #auxilio #cultura #quilombola #quilombolas #
Voltar para Notícias